Gestão

5 DICAS PARA UM GERENCIAMENTO DE PRAZOS EFICIENTE

Por Ana Miranda, em 08/02/2021

O gerenciamento de prazos visa organizar tempo, cumprir cronogramas, satisfazer clientes, aumentar a produtividade da equipe e melhorar o desempenho

5 DICAS PARA UM GERENCIAMENTO DE PRAZOS EFICIENTE

A gestão de projetos é um ponto de grande importância na Construção Civil e a maioria das construtoras trabalha a partir do Guia PMBOK®, organizado pelo PMI (Instituto Internacional de Gestão de Projetos), que compila conhecimentos e importantes orientações aos gestores para que executem suas funções, planejem etapas de projetos e gerenciem recursos. Além de destacar as seguintes etapas: escopo, tempo, custo, comunicação, aquisições, pessoas, qualidade, riscos e stakeholders.

Apesar de todas essas etapas merecerem atenção em uma empresa, o fator tempo assegura a viabilidade dos projetos, portanto pode ser considerado primordial para o sucesso das construtoras.

Neste contexto, o gerenciamento de prazos visa organizar o tempo, cumprir cronogramas, satisfazer os clientes, aumentar a produtividade da equipe e melhorar o desempenho da empresa.

A seguir, listamos cinco dicas para implementar o gerenciamento de prazos na Construção Civil:

  1. TECNOLOGIA: Atualmente, podemos dizer que diversos recursos tecnológicos estão disponíveis para facilitar o gerenciamento de prazos das empresas de Construção Civil. A tecnologia alavanca a eficiência de todos os processos do projeto, e contar com um sistema de gestão focado no setor e que possibilita gerenciar em uma única plataforma o planejamento, a gestão financeira, o controle de estoque, o diário de obras, entre diversas outras funções, a partir de qualquer dispositivo (computadores, celulares ou tablets), é essencial para um gerenciamento de prazos assertivo.
  2. PLANEJAMENTO: O planejamento é sem dúvidas um ponto crucial capaz de eliminar atrasos em todas as fases de projeto, realizar atividades simultâneas e gerir recursos. É importante estar atento aos cronogramas gerais e sazonais, que devem abranger reuniões de equipe, reuniões com clientes, visitas às obras, fiscalizações, entre outros. Com definições de prazos, datas e horários, além de destaque para as prioridades e períodos dedicados para resolver imprevistos, que sabemos que podem ocorrer na Construção Civil.
  3. CANTEIRO DE OBRAS: A organização no canteiro de obras é bastante relevante para a otimização de tempo na execução do projeto. O canteiro de obras deve ser estruturado a partir de Normas Regulamentadoras (NR18) e Técnicas (NBR 1367), com local de descarga de materiais, sinalização e limpeza, equipamentos e materiais dispostos em locais corretos para evitar deslocamentos desnecessários e aplicação da metodologia de gestão de qualidade 5S.
  4. METAS E PRAZOS: Para realizar um gerenciamento de obras eficiente é necessária uma visão geral de todas as etapas, de modo a ter clareza na definição de metas e prazos para toda a equipe. Todos os departamentos devem estar integrados, de forma que todos os envolvidos saibam as tarefas e prazos de cada um. A comunicação entre a equipe e o estabelecimento de metas viáveis, que preveja os riscos e elimine atrasos e prejuízos, também são importantes.
  5. Ciclo PDCA: O Ciclo PDCA é responsável por planejar processos, aplicá-los, prever falhas, solucioná-las e conferir resultados, sendo bastante útil na gestão do tempo na Construção Civil. A partir de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act), a ideia é entender tanto como um problema surge, quanto como deve ser solucionado, focando na causa e não nas consequências. Com a identificação da oportunidade de melhoria, é possível por em ação as atitudes para promover a mudança necessária e atingir os resultados desejados com eficiência.

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!