Mercado

5 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2021

Por Ana Miranda, em 07/12/2020

Além de incertezas, pandemia trouxe também oportunidades para o setor de imóveis

5 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2021

O mercado imobiliário passou por diversas mudanças nos últimos anos. Essas transformações, que já vinham ganhando força, acabaram sendo aceleradas durante a pandemia de Covid-19 e devem ser consolidadas em 2021.

Após um ano marcado por incertezas em praticamente todos os segmentos, especialistas acreditam em uma recuperação estável do setor imobiliário e apontam um crescimento consolidado pelas vendas e lançamentos previstos para o próximo ano. Esses novos imóveis devem considerar as necessidades que foram criadas a partir desta crise, como maior espaço interno nas unidades residenciais e disponibilidade de mais áreas de uso comum em condomínios.

Este desenvolvimento esperado para o mercado está amparado em dois pontos bastante importantes: as baixas taxas de juros e a crescente procura por financiamentos.

A seguir, listamos as cinco tendências do setor imobiliário para o próximo ano:

  1. HOME OFFICE: O trabalho em casa já é uma realidade para muitas pessoas. Essa foi uma das alternativas que mais ganharam força durante a pandemia. Os especialistas indicam que muitas empresas devem continuar com o modelo e, assim, precisarão de espaços menores. Já outras, dependendo do segmento em que atuam e da necessidade de reunir a equipe no mesmo local, precisarão de espaços maiores para que consigam implementar o distanciamento social entre os colaboradores no próximo ano.
  2. VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL PRÓPRIO: A pandemia mexeu com a vida de todos, causou desemprego, a necessidade de negociação de alugueis junto aos proprietários ou, ainda, a mudança de famílias para imóveis menores e por consequência com alugueis mais baratos, devido à queda na renda. Por esses motivos, o imóvel próprio está sendo considerado um investimento seguro para as famílias em momentos de crise. Aliados a este conceito, os juros baixíssimos e as melhores condições de empréstimo e financiamento fazem do próximo ano o período perfeito para a compra de um imóvel próprio.
  3. IMÓVEIS MAIORES: A necessidade de um espaço estruturado para o trabalho em casa e a exigência de se manter mais tempo em casa com toda a família, fez nascer a procura por imóveis maiores que abriguem todos esses pontos com toda a comodidade e, consequentemente, a concepção de novos empreendimentos com essas características.
  4. TECNOLOGIAS INOVADORAS: O uso de novas tecnologias já era tendência, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, e a partir de agora tornou-se indispensável. Em um cenário de isolamento social, que ainda devemos ter em parte do próximo ano, o uso da realidade virtual, realidade aumentada e captação de imagens via drones, por exemplo, serão essenciais para a apresentação de lançamentos do setor de imóveis.
  5. INTERIORIZAÇÃO: Associada à tendência de imóveis maiores, podemos ver também a crescente do conceito de interiorização, ou seja, a procura por qualidade de vida, maior tempo ao ar livre, conforto e tranquilidade em detrimento aos problemas enfrentados nas metrópoles devem aumentar a procura por imóveis em cidades menores do País.

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!