Gestão

5 DICAS PARA REALIZAR UMA GESTÃO DE COMPRAS EFICAZ

Por Ana Miranda, em 08/03/2021

Na Construção Civil, este é um detalhe que, muitas vezes, não é tratado com a seriedade devida pelas construtoras. Mas se mostra bastante importante

5 DICAS PARA REALIZAR UMA GESTÃO DE COMPRAS EFICAZ

No setor da Construção Civil, um dos pontos de grande importância na execução de um empreendimento é uma gestão de compras eficaz. Este é um detalhe que, muitas vezes, não é tratado com a seriedade devida pelas empresas. Porém, este é um segmento no qual cada minúcia pode ocasionar graves impactos no resultado final.

Nesta etapa essencial é possível chegar à conclusão de que o orçamento aprovado pelo cliente pode ser realmente eficiente. Ou seja, que a aquisição correta de equipamentos e materiais, além do controle rígido de entregas e estoques, geram economia e proporcionam que as próximas etapas avancem conforme planejado.

A seguir, listamos cinco dicas para uma gestão de compras eficaz:

  1. CONTROLE DE TODAS AS ETAPAS: Não somente as etapas de planejamento de projeto, estudo de viabilidade e orçamento devem ser organizados e acompanhados de perto. Na execução é onde estão os pontos de atenção do dia a dia no canteiro de obras, isto é, onde acontecem as emergências e imprevistos, que podem acarretar maiores desperdícios. A melhor solução é contar com um sistema de gestão, capaz de realizar o controle financeiro, o diário de obras, o controle de estoque e o processo de compras – desde a solicitação até o recebimento de insumos e notas fiscais. Integrando todas as áreas em um só sistema.
  2. CRONOGRAMA DE COMPRAS: Partimos da premissa de que ao desenvolver o projeto, a construtora realizou o planejamento das etapas de obra, orçamentos e cronogramas. Nesses documentos já devem estar descritos as quantidades de insumos que devem ser comprados, porém no momento de organizar o cronograma é necessário especificar quando cada item precisa ser adquirido e quando deve estar disponível no canteiro de obras. Ou seja, leve-se em consideração onde os materiais devem ser armazenados e se podem ser comprados com antecedência para obter melhores condições de pagamento.
  3. CONTROLE DE ESTOQUE: Ter controle de quais produtos a construtora já têm e quais precisam ser comprados é essencial para uma gestão de compras eficiente. Um sistema de gestão é essencial para administrar estoque, enviando alertas quanto aos consumos e estoque mínimo, acabando com qualquer possibilidade de prejuízo neste quesito.
  4. PESQUISA: Mesmo que o orçamento esteja pronto, nada impede que a construtora busque por preços mais baixos, negocie compras em grandes quantidades ou melhores condições de pagamento. Por isso, se empenhar na etapa de pesquisa é uma dica muito válida, já que neste setor os valores mudam bastante de loja para loja.
  5. BUSQUE PARCEIROS: Após a etapa de pesquisa, a construtora já sabe quais fornecedores entregam produtos de qualidade com melhor preço e estariam abertos a negociações. Desta forma, é possível fechar parcerias com esses fornecedores assegurando vantagens para ambos os lados, criando uma relação de confiança que colabora para a diminuição de atrasos nas entregas de produtos e, consequentemente, da obra.

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!