Por Ana Miranda, em 08/02/2021
A produtividade é a capacidade de produzir mais usando menos recursos como tempo, dinheiro e mão de obra. No setor da Construção Civil, o cumprimento de prazos é bastante importante, por isso a tecnologia pode beneficiar as construtoras aumentando a sua produtividade e, consequentemente, tornando-as mais competitivas no mercado.
O investimento em inovações tecnológicas pode ser utilizado para cessar atrasos, falta de planejamento, mão de obra desqualificada e até a falta de segurança no canteiro de obras.
As principais vantagens do uso da tecnologia na Construção Civil são: redução do prazo de conclusão da obra, padronização de atividades, diminuição do desperdício de materiais, redução de retrabalhos, redução de acidentes de trabalho, colaboradores mais bem treinados e capacitados, além de um canteiro de obras planejado e organizado.
Cabe à construtora identificar o seu ponto fraco, entender os recursos tecnológicos necessários e planejar a aplicação em sua empresa. Podemos dividir as principais tecnologias em três grupos: