Tecnologia

TECNOLOGIA ELEVA PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por Ana Miranda, em 08/02/2021

Inovações podem beneficiar as construtoras aumentando sua produtividade e, consequentemente, tornando-as mais competitivas no mercado

TECNOLOGIA ELEVA PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A produtividade é a capacidade de produzir mais usando menos recursos como tempo, dinheiro e mão de obra. No setor da Construção Civil, o cumprimento de prazos é bastante importante, por isso a tecnologia pode beneficiar as construtoras aumentando a sua produtividade e, consequentemente, tornando-as mais competitivas no mercado.

O investimento em inovações tecnológicas pode ser utilizado para cessar atrasos, falta de planejamento, mão de obra desqualificada e até a falta de segurança no canteiro de obras.

As principais vantagens do uso da tecnologia na Construção Civil são: redução do prazo de conclusão da obra, padronização de atividades, diminuição do desperdício de materiais, redução de retrabalhos, redução de acidentes de trabalho, colaboradores mais bem treinados e capacitados, além de um canteiro de obras planejado e organizado.

Cabe à construtora identificar o seu ponto fraco, entender os recursos tecnológicos necessários e planejar a aplicação em sua empresa. Podemos dividir as principais tecnologias em três grupos:

  1. RECURSOS DIGITAIS: Aparelhos como smartphones, computadores e tablets possibilitam a organização das informações relativas à obra, além da edição de comentários de forma mais fácil e rápida, tornando o negócio menos burocrático.
  2. MATERIAIS: Atualmente há uma série de materiais modernos e econômicos que proporcionam qualidade e praticidade no segmento da Construção Civil. Entre eles, painéis de EPS, lajes mistas e microconcreto de alto desempenho.
  3. MÁQUINAS AUTOMATIZADAS: Essas máquinas fazem trabalhos mais rápidos e eficientes, porém necessitam de um funcionário capacitado para conduzi-las. 

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!