Gestão

5 DICAS PARA CRIAR UMA GESTÃO FINANCEIRA ASSERTIVA

Por Ana Miranda, em 10/11/2020

No setor da Construção Civil é imprescindível o planejamento e controle de recursos financeiros

5 DICAS PARA CRIAR UMA GESTÃO FINANCEIRA ASSERTIVA

A gestão financeira é o coração de qualquer empresa e em qualquer segmento. Na Construção Civil não é diferente, porém o planejamento e controle de recursos financeiros deste setor possuem desafios bastante específicos.

Diante de um cenário de crise econômica, a inexistência de um planejamento estratégico pode trazer consequências negativas para a empresa, ocasionando prejuízos financeiros que poderiam ter sido facilmente previstos.

No momento atual, é possível contar com ferramentas e soluções para melhor controle de obras, diminuição de custos e tratamento preventivo de problemas. O gestor pode ter apoio qualificado no completo controle do financeiro da empresa, com integrações para automatização de conciliação bancária e contábil.

A seguir, selecionamos cinco dicas para a aplicação eficiente de uma gestão financeira completa para empresas do setor da Construção Civil:

  1. CRONOGRAMA E ORÇAMENTO DE OBRAS: O ponto inicial da implementação da gestão financeira na empresa é a criação de um cronograma de construção aliado ao orçamento de obras. Aqui, é necessário avaliar todos os gastos previstos em cada etapa da obra. A partir desses dados, é possível planejar com precisão os gastos das próximas semanas, tornando organizado todo o processo de controle e a tomada de decisões.
  2. APROPRIAÇÃO DE CUSTOS: Apropriar custos relaciona-se aos lançamentos das contas a pagar, ou seja, a captação do real valor dos gastos de uma obra, mesmo que não tenham sido previstos durante o orçamento, evitando os gastos extras. Assim, com a apropriação de custos ocorrendo juntamente com a execução da obra é possível impedir que um projeto se torne mais caro, identificando e corrigindo erros, que podem provocar prejuízos.
  3. CONCILIAÇÃO BANCÁRIA: Comparando o saldo da conta bancária da empresa com o seu controle financeiro de pagamentos e recebimentos, chegamos à conciliação bancária. Este procedimento é importantíssimo para confirmar se as movimentações financeiras estão coincidindo com os dados do controle financeiro. Caso sejam averiguadas quaisquer diferenças entre os registros, é preciso que seja avaliado e corrigido o mais rápido possível.
  4. FLUXO DE CAIXA: Na Construção Civil é comum que um projeto tenha início com apenas uma parte do capital necessário para a sua conclusão ou, ainda, que haja atrasos nos pagamentos, por isso o fluxo de caixa mostra-se um ponto determinante da gestão financeira. A partir da análise do saldo entre os recebimentos e pagamentos realizados pela empresa em determinado período, temos o controle do fluxo de caixa. Este controle é feito para acompanhar a falta ou o excedente de recursos financeiros no caixa da empresa em determinado mês, por exemplo. Ou seja, é bastante importante que o gestor saiba com antecedência as projeções do fluxo de caixa, por quanto tempo a empresa operará no vermelho ou não, quais atitudes podem ser tomadas neste período e como atingirá o sucesso financeiro ao final do projeto.
  5. DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS: O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é obrigatório para as empresas brasileiras, de acordo com a Lei nº 11.638/07. Para a Construção Civil, este relatório, que aponta as receitas e despesas da empresa em determinado período, é importante para a análise de performance, comparando resultados atuais com resultados de períodos antigos e chegando a conclusão se a empresa está gerando mais lucro ou não ao longo do tempo.

 

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