Tecnologia

5 VANTAGENS DO USO DO BIM NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por Ana Miranda, em 08/02/2021

O Building Information Modeling possibilita integrar todas as partes envolvidas no planejamento de um projeto

5 VANTAGENS DO USO DO BIM NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O BIM (Building Information Modeling), que em português podemos traduzir para “Modelagem da Informação da Construção”, é um processo de criação do modelo virtual com informações técnicas de edificação. Um novo conceito em termos de projetos para construções, o BIM trabalha com modelos 3D mais fiéis à realidade e por isso mais fáceis de assimilar.

Este sistema possibilita integrar as partes envolvidas no planejamento de um projeto, fornecendo informações detalhadas e que podem ser utilizadas por todos os envolvidos, da engenharia ao setor de compras. Diversos profissionais podem trabalhar ao mesmo tempo no mesmo projeto, colaborando com dados que cabem à sua área de atuação e visualizando as atualizações em tempo real.

O BIM pode ser utilizado em todas as etapas de um projeto, do estudo de viabilidade, passando pelo planejamento, o orçamento da obra, execução, manutenção e pós-obra. Além de proporcionar diversas vantagens como a redução de erros e de custos.

A seguir, apontamos as cinco principais vantagens do uso desta tecnologia na Construção Civil:

  1. INTEGRAÇÃO DA EQUIPE: O BIM facilita a integração entre todos os departamentos envolvidos no projeto, fornecendo informações detalhadas sobre a construção e que podem ser usadas por todos, desde engenheiros e arquitetos até planejadores e responsáveis pela compra de materiais.
  2. REDUÇÃO DE ERROS: Como os dados são compartilhados entre todos os envolvidos em tempo real, há um importante impacto na redução de erros dos projetos.
  3. GESTÃO DO TEMPO: O BIM permite a integração de todos os setores e facilita a comunicação entre os profissionais, proporcionando um aumento de produtividade de toda a equipe e, por consequência, uma melhoria na gestão de tempo do planejamento da obra.
  4. REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO: Com o uso desta tecnologia é possível detectar pontos de desperdício e corrigi-los, tanto em relação aos recursos físicos – como materiais, quanto aos recursos imateriais – como fatores humanos e de tempo.
  5. TESTAR SOLUÇÕES: A partir do BIM, o projeto pode ser alterado com facilidade, permitindo testes de diferentes soluções e estratégias, prevenindo até mesmo acidentes de trabalho.

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!