Por Ana Miranda, em 07/12/2020
A pandemia de Covid-19 trouxe o avanço da tecnologia para diversos segmentos, entre eles, o mercado imobiliário, que também precisou se reinventar diante das restrições que foram impostas.
A inteligência virtual, chatbots para o primeiro contato, visitas virtuais, imagens em 360 graus, são alguns exemplos dos recursos tecnológicos que estão transformando o virtual no novo real para o setor imobiliário, nesses últimos tempos e, principalmente, no período de isolamento social. Porém, especialistas já apontam que essas novidades vieram para ficar.
É possível dizer que, atualmente, um comprador é capaz de procurar, conhecer, escolher e fechar a compra de um imóvel sem sair do conforto do seu lar. Muitas pessoas ainda não estão preparadas para aceitar que o último e principal item citado seja realizado de modo virtual, já que a compra de um imóvel pode envolver o sonho da casa própria, a abertura de um negócio ou, ainda, questões burocráticas em torno da assinatura do contrato. Mas dificilmente iriam se negar a realizar as primeiras etapas do processo de forma online, o que traz agilidade a todos os envolvidos.
Para isso, construtoras, incorporadoras e imobiliárias devem investir fortemente nesta evolução do mercado. Isto é, recursos tecnológicos que propiciem experiências fantásticas aos seus clientes, de modo a encantá-los tanto presencialmente quanto virtualmente também. Desde corretores que estejam preparados para oferecer atendimento por plataformas online e tours virtuais pelos imóveis, fazendo o cliente sentir como se estivesse de fato no local. Até profissionais de TI, desenvolvimento e uso de plataformas que garantam a eficácia de todo o processo.
Não há como negar que, mesmo diante de um cenário de crise, existem oportunidades de retomada do setor, com o preço baixo dos imóveis, a Selic mais baixa da história e a crescente dos financiamentos imobiliários. Portanto, a aplicação da tecnologia se mostra importante para as empresas continuarem ativas durante a pandemia, permitindo um relacionamento próximo e informações precisas aos seus clientes.