Tecnologia

A REALIDADE VIRTUAL E O MERCADO IMOBILIÁRIO

Por Ana Miranda, em 08/03/2021

Pesquisa da plataforma Kzas mostra que imóveis com tour virtual tiveram aumento de 40% nas visualizações durante pandemia, colaborando com vendas

A REALIDADE VIRTUAL E O MERCADO IMOBILIÁRIO

A realidade virtual já está sendo utilizada em diversos segmentos há algum tempo, porém durante a pandemia, o seu uso ganhou força no mercado imobiliário.

Com as restrições impostas pela Covid-19, que mantiveram grande parte da população em seus domicílios, ao mesmo tempo que motivaram a procura por um novo lar — seja devido à queda de renda que obrigou a busca por um imóvel com custos menores ou a vontade de obter um imóvel maior e mais confortável que atendesse a nova demanda de trabalhos e atividades em casa — a realidade virtual mostrou-se uma saída eficiente para as construtoras e imobiliárias.

Mas, afinal, você sabe o que é realidade virtual e como ela pode ser utilizada no mercado imobiliário? Bom, como o nome indica, trata-se de um ambiente virtual no qual o cliente pode ser inserido como se estivesse mesmo lá, porém tudo não passa de um sistema computacional. A tecnologia provoca efeitos visuais e sonoros, permitindo total imersão no ambiente simulado virtualmente. O cliente pode interagir ou não com o que vê ao seu redor, dependendo das possibilidades do sistema utilizado.

Para o mercado imobiliário, a realidade virtual está sendo essencial para substituir visitas presenciais aos imóveis. Isto é, somadas as alternativas de atendimento online e a assinatura de documentos de maneira digital, os tours em realidade virtual proporcionam que todo o processo de compra ou aluguel seja feito, praticamente, de forma online e com total segurança.

Ao acessar o tour virtual pelo celular ou computador, o cliente é transportado para dentro do imóvel, podendo conferir cada detalhe do mesmo, andar pelos cômodos, entender tamanhos e disposições do local e até averiguar pequenos defeitos.

Para tanto, as construtoras e imobiliárias precisaram se reinventar e investir em tecnologia para se destacar no mercado. As empresas contrataram especialistas em TI (Tecnologia da Informação) aptos a desenvolver plataformas que abriguem vídeos em 360 graus e imagens em alta qualidade de cada imóvel, além de treinar a equipe de corretores a se adaptarem ao novo modelo. E também admitiram fotógrafos responsáveis por fazer as melhores imagens dos locais.

Ao que tudo indica, a realidade virtual foi uma das principais saídas para a recuperação do setor. Uma pesquisa da plataforma Kzas mostra que os imóveis com tour virtual tiveram aumento de 40% nas visualizações durante o período de isolamento social, colaborando com as vendas do período.

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!