Gestão

A QUALIDADE DA OBRA DEPENDE DA GESTÃO DE PROJETOS

Por Ana Miranda, em 07/12/2020

Na Construção Civil, o acompanhamento de cada etapa do projeto promove benefícios para a empresa

A QUALIDADE DA OBRA DEPENDE DA GESTÃO DE PROJETOS

A qualidade de uma obra está totalmente atrelada a uma gestão de projetos eficiente. Através de uma série de tarefas e cuidados, é possível assegurar bons resultados, que se estenderão até a execução do projeto.

No setor da Construção Civil, as normas NBR ISO 9001 e SIAC/PBQP-H conduzem o aperfeiçoamento da qualidade e a evolução do segmento, sendo primordiais para as empresas que desejam se destacar pelo seu desempenho.

Podemos dizer que uma gestão de projetos com qualidade representa o acompanhamento detalhado de cada etapa dos vários processos – do planejamento a entrega do empreendimento.

As empresas de Construção Civil que se ajustam às normas de qualidade alcançam alguns benefícios, como o aumento da produtividade, que se dá devido à definição de funções e capacitação de colaboradores, melhorando o desempenho e facilitando o acompanhamento de todos os processos.

Outra vantagem é a ampliação da participação de mercado, que acontece a partir do gerenciamento de custos e riscos, além do reconhecimento de oportunidades de desenvolvimento e reforço da imagem da empresa no setor.

A redução de custos e a prevenção de desperdícios também são objetivos que podem ser atingidos através da qualidade da gestão de projetos, por conta da visão ampla de todas as etapas e envolvidos no projeto, o que aumenta a produtividade.

Os processos também tornam-se mais eficazes, já que são monitorados com a ajuda da tecnologia, como ferramentas e soluções para melhor controle de obras, facilitando a descoberta e solução de problemas que podem comprometer o projeto.

Por fim, uma gestão de projetos de qualidade promove tanto a execução quanto a entrega eficiente da obra, motivando o que toda empresa busca: a satisfação do seu cliente.

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!